Blog dos Professores title

O Blog de encontro de professores e alunos

RSS Contacto

Atividade de Genética 9° Ano A e B

1-    Conceitue os seguintes termos usados em biologia: gene, alelo dominante, alelo recessivo, genes alelos, cromossomos homólogos, homozigoto, heterozigoto, genótipo, fenótipo, diplóide, haplóide, cromátides irmãs, células somáticas, células germinativas,
2-    Faça o esquema da doação de sangue e indique quem é o doador e o receptor universal.
3-    Em um acidente de carro, três jovens sofreram graves ferimentos e foram levados a um hospital, onde foi constatada a necessidade de transfusão de sangue devido a forte hemorragia nos três acidentados.O hospital possuía em seu estoque 1 litro de sangue do tipo AB, 4 litros do tipo B, 6 litros do tipo A e 10 litros do tipo O. Ao se fazer a tipagem sangüínea dos jovens, verificou-seque o sangue de Carlos era do tipo O, o de Roberto do tipo AB e o de Marcos do tipo A. Considerando apenas o sistema ABO, os jovens para os quais havia maior e menor disponibilidade de sangue em estoque eram, respectivamente.

4-     Dê as proporções genotípicas e fenotípicas dos cruzamentos abaixo:

AA ou Aa – doente                  aa – normal

a)    Homem doente heterozigoto  X  Mulher normal
b)    Homem doente homozigoto X Mulher normal

5-    Em um cruzamento de maravilhas ( Mirabilis jalapa ) heterozigotas, quais  genótipos e fenótipos possíveis podemos encontrar, sabendo que genótipo VV condiciona flores vermelhas, genótipo BB flores brancas e VB flores rosas.

6-     João é um indivíduo normal para a hemofilia. Sua esposa é portadora do gene para esse caráter patológico. Quais os possíveis fenótipos e genótipos dos filhos e as suas proporções?
Homem normal: XH Y
Homem hemofílico Xh Y
Mulher normal XH XH
Mulher normal portadora XH Xh
Mulher hemofílica Xh Xh

7-     Uma mulher do grupo A tem um filho do grupo O. Qual o tipo sanguíneo do possível pai?

8-    Olhos castanhos são dominantes sobre os olhos azuis.  Um homem de olhos castanhos, filho de pai de olhos castanhos e mãe de olhos azuis, casa-se com uma mulher de olhos azuis.  Qual a chance que esse casal tem de ter filhos com olhos azuis?

9-    Um homem doador universal casa-se com uma mulher do grupo sangüíneo B, cuja mãe é do grupo sangüíneo O. Quais os prováveis grupos sangüíneos dos filhos do casal.

10-     Analise este heredograma de uma família que apresenta xeroderma pigmentoso, uma doença genética rara:

Os indivíduos com essa doença caracterizam-se por extrema sensibilidade à luz solar e, também, por um risco mil vezes maior de desenvolver tumores de pele que uma pessoa normal.
Considerando as informações contidas nesse heredograma e outros conhecimentos sobre o assunto, responda:
a)    Esta herança é ralecionada ao sexo? Justifique
b)    Calcule os possíveis genótipos dos indivíduos normais e dos afetados.

11-    Duas irmãs, que nunca apresentaram problemas de hemorragia, tiveram filhos. E todos eles, após extrações de dente, sempre tinham hemorragia. No entanto os filhos do irmão das duas mulheres nunca apresentaram esse tipo de problema.É CORRETO afirmar que essa situação reflete, mais provavelmente, um padrão de herança:

a) dominante ligada ao cromossoma Y.
b) dominante ligada ao cromossoma X.
c) recessiva ligada ao cromossoma X.
d) restrita ao cromossoma Y.

12-    Um casal normal para a hemofilia –doença recessiva ligada ao cromossoma X –gerou quatro crianças: duas normais e duas hemofílicas.Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:

a) a mãe das crianças é heterozigótica para a hemofilia.
b) a probabilidade de esse casal ter outra criança hemofílica é de 25% .
c) as crianças do sexo feminino têm fenótipo normal.
d) o gene recessivo está presente no avô paterno das crianças.

13-    Uma mulher daltônica e pertencente ao tipo sanguíneo B, cujo irmão tem visão normal e pertence ao tipo O, casa-se com um homem de visão normal e pertencente ao tipo sanguíneo AB. Qual a chance desse casal ter uma criança do sexo feminino, de visão normal e pertencente ao grupo sanguíneo A ?

Este artigo foi publicado em 20/03/2012 às 6:15 pm e colocado na categoria Geral. Categorias: Geral. Você pode seguir os comentários através do RSS 2.0 feed. Aproveite para deixar um comentário ou um trackback desde o seu site.

Deixe o seu Comentário