O brincar é reconhecido como uma poderosa ferramenta de aprendizagem. Mais do que um momento de lazer, as atividades lúdicas são oportunidades reais para o desenvolvimento integral da criança, promovendo habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais em um ambiente que respeita seu ritmo e suas escolhas.
Recentemente, os alunos do Maternal I participaram de uma atividade ao ar livre: o momento do brincar na areia. A criança que brinca na areia explora texturas, formas e possibilidades criativas. Pode cavar, modelar, construir, derrubar e recomeçar, tudo isso enquanto exercita a coordenação motora fina e ampla, raciocínio lógico, linguagem e imaginação.
Durante a brincadeira, as mãos estão em constante movimento, fortalecendo a musculatura e aprimorando a precisão. As trocas entre os colegas estimulam a linguagem e a socialização, enquanto a liberdade para criar incentiva a autonomia, a tomada de decisão e a resolução de problemas. Esse é um exemplo prático do “aprender fazendo”, um dos pilares da nossa proposta pedagógica.
No Montessori, brincar é aprender. Brincar é crescer. E quando a atividade vem acompanhada de sorrisos, descobertas e liberdade, sabemos que estamos no caminho certo.