EXPERIMENTO – 4º ANO: como encher um balão sem usar o ar dos pulmões?

Nas aulas de Ciências, a turma do 4º ano descobre uma maneira fascinante de encher um balão, sem a ajuda dos pulmões!

Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, sob a orientação da professora Arlete, eles realizaram um experimento intrigante que desafiou suas concepções convencionais sobre como encher um balão. Surpreendentemente, a resposta não envolveu o uso dos pulmões, mas sim uma transformação química.

Durante a atividade, os jovens cientistas aprenderam sobre reações químicas e a produção de gases. Ao misturar cuidadosamente certos materiais, eles testemunharam a mágica da transformação desses elementos em gases que, por sua vez, inflaram o balão. A expressão de espanto e admiração em seus rostos era evidente, mostrando o quão cativante e educativo esse experimento foi.

Ao combinar substâncias específicas, ocorre uma reação química que libera gases, enchendo o balão de forma surpreendente e segura. Essa atividade não apenas tornou a ciência mais tangível, mas também demonstrou como o mundo ao nosso redor está repleto de processos fascinantes que podemos explorar.

Este experimento não apenas promoveu o entendimento dos conceitos científicos, mas também estimulou a curiosidade dos alunos, incentivando-os a fazer perguntas e aprofundar sua compreensão sobre o mundo natural. O Instituto Montessori continua a investir em abordagens educacionais inovadoras para inspirar a paixão pelo aprendizado e o pensamento crítico em seus alunos.