O 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, participaram de um experimento que representa o funcionamento dos pulmões e da respiração. Valorizamos experiências práticas que despertam a curiosidade científica, promovem a autonomia e facilitam a compreensão de conteúdos complexos.
Com o objetivo de aprofundar o estudo sobre o sistema respiratório, as crianças foram convidadas a montar um experimento que representa o funcionamento dos pulmões e da mecânica da respiração. Utilizando uma garrafa PET, balões e canudos, eles construíram um modelo onde:
A garrafa PET simboliza a caixa torácica;
Os balões internos representam os pulmões;
O canudo funciona como a traqueia;
Um balão fixado na base da garrafa simula o diafragma.
Ao puxar e empurrar o balão inferior, os alunos observaram o enchimento e esvaziamento dos balões internos, visualizando de forma concreta os movimentos de inspiração e expiração.
Além de compreenderem, na prática, o funcionamento do sistema respiratório, os estudantes desenvolveram habilidades como: observação e análise de fenômenos naturais; coordenação motora fina na montagem do experimento; autonomia e colaboração em grupo; capacidade de formular hipóteses e tirar conclusões baseadas na experiência.
Essa abordagem ativa, permite que o conteúdo seja não apenas compreendido, mas vivido.
Transformar conteúdos científicos em experiências sensoriais e concretas é um dos pilares do nosso trabalho.